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APRAXIA NA INFÂNCIA, VOCÊ SABE O QUE É?



É um distúrbio neurológico que afeta a produção motora dos sons da fala . Destina-se a dificuldade de movimentos necessários para produzir os sons da fala .
É uma alteração funcional e que muitas vezes não é detectada em exames ( como ressonância e tomografia).

Ou seja é um distúrbio motor em que a criança tem dificuldade em produzir corretamente e sequencializar os sons da fala , de acordo com que seria comum na sua idade.


SINTOMAS /SINAIS :

A criança com apraxia na fala pode apresentar os seguintes sinais:

- bebês quietos, os pais percebem que vocalizam/ balbuciam pouco.

- As primeiras palavras como por exemplo " Mamãe " e " Papai", aparecem mais tarde depois de 14 meses.

- A criança com Apraxia compreende bem o que as pessoas dizem , mas não conseguem expressar adequadamente.

- Não conseguem produzir adequadamente o som da fala . Na maioria da vezes falam apenas as vogais ou falam apenas as primeiras sílabas ou apenas conseguem falar os sons mais fáceis como por exemplo " PAPA , ou MAMA , sons que começam normalmente com P ou M .

- Apresenta dificuldade para imitar palavras ou frases .
( como por exemplo: falar sílabas isoladas ).

- Pode apresentar mais facilidade para falar palavras mais curtas como " Oi" , mas tem dificuldade em pronunciar palavras mais longas .

- além também de poder apresentar fatores emocionais , devido a dificuldade .


Entre outros exemplos...

O DIAGNÓSTICO: O diagnóstico pode ser feito a partir dos 2 anos de idade. O fonoaudiólogo capacitado e com experiência plena em transtornos de fala e linguagem.

O TRABALHO DA FONOAUDIOLOGIA X APRAXIA DA FALA :

A associação Americana de fonoaudiologia ( ASHA), desde de 2007, definiu e padronizou o termo apraxia de fala na infância. ( CAS, childhood apraxia of speech).

É muito importante o papel do fonoaudiólogo na Apraxia de fala na infância. Com estimulação na terapia para haver uma melhora nas habilidades comunicativas na criança.
Também é muito importante o trabalho com a família e escola .
Estabelecer essa troca entre a família e a escola.

Além disso o trabalho multidisciplinar é importante, com os psicólogos, Neuropediatras e etc.

Apraxiabrasil.org









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