Avançar para o conteúdo principal

DISFLUÊNCIA x GAGUEIRA NA INFÂNCIA

 As disfluencias são rupturas na fala, ou seja são quebras na comunicação no ato da comunicação. existem disfluencias que são comuns em todos os falantes ( sim, todos os seres humanos podem apresentar um momento de disfluencia, como por exemplo quando uma pessoa está pensando no que dizer, ou estar nervosa, pode ocorrer um momento de disfluencia apresentando um pouco de injeções  " |tipo assim, tipo éé né ? ", quando a pessoa fica mais tranquila a fala volta a ficar fluente ) , porém existem disfluências que são típicas da gagueira , ou chamadas de disfluencias gagas ( DISFEMIA). 

   A gagueira, ocorre da seguinte forma : 

prolongamentos, bloqueios, repetições, hesitações, muitas vezes também apresentam tensão muscular

- São aquelas que ocorrem dentro da palavra , por exemplo : Repetições  " Cacasa " , apresentam bloqueios como " B bola, ocorrendo um travamento que prende o som no ato de falar , prolongamentos como por exemplo " F.........ca , prolongando o som do F ( os prolongamentos vem muitas vezes com tensão ao falar )

Ou seja uma pessoa que gagueja é aquela (e) individuo, que apresenta disfluencias gagas em excesso em sua fala.

A  gagueira pode ser de origem :

= gagueira do desenvolvimento  ( na primeira infância, presente como disfluencia no tempo e ritmo da fala) 

= gagueira Neurologica  - Um resultado de uma lesão cerebral ou traumática

= gagueira psicogenica - Repentinamente após um trauma emocional ou estresse . 


GAGUEIRA NA INFÂNCIA


A gagueira  faz parte do transtorno da fluência na fala.
 Sintomas típicos incluem alongamentos, bloqueios e repetições de sons e sílabas. É uma disfunção do controle motor e temporal da fala .
Estima-se que na população brasileira , existe cerca de 1 milhão e seiscentos mil indivíduos ( aproximadamente quase 2 milhões ) manifestam a gagueira .
🚩 Gagueira na infância:
Durante o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem é comum ocorrer períodos de disfluencias.  Entre 2 a 6 anos de idade a criança pode repetir sons, sílabas palavras .
Por exemplo " Fulano cadê seu sa-sa-pato"
Além disso também pode apresentar algumas hesitações. ( quando estão tentando falar palavras novas no seu vocabulário fonético)
Essas disfluencias ocorre porque a linguagem nesse período da criança está em processo de aquisição e a criança pode apresentar incertezas morfo- sintáticas -semantica, com tempo estas disfluencias vão desaparecendo .
Porém em outros casos estas  disfluencias pode se manter ou até mesmo agravar , podendo até apresentar movimentos corporais ao ato de falar. * ( como por exemplo: balançar balançar cabeça, braços, piscar os olhos e mexer as mãos).
  Na medida em que a gagueira infantil se desenvolve  outros sinais também vão sendo observados são eles : tensão muscular, pressa para terminar a fala , repetições mais rápidas e irregularidades. 
❗Observação: Geralmente estas disfluencias ocorrem por um período de 6 meses e depois desaparecem com o tempo . Caso persiste é de extrema importância  procurar um fonoaudiólogo (a).para que ele possa fazer uma avaliação, e assim ter condições de efetuar um diagnóstico diferencial entre a disfluência do desenvolvimento e a gagueira.
E lembre-se " Gagueira não tem graça, Tem tratamento ".



Fontes :


Abra gagueira.org.br



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Trocas de sons na fala: Porque algumas pessoas trocam letras ao falar ou escrever?

  Durante a aquisição dos sons da fala é normal que apareça algumas trocas de vocábulos, que são chamadas de processos fonológicos. Quando esses processos não são superados na idade esperada, então são chamados de transtornos fonológicos, que se caracterizam pela omissão ou substituição de alguns sons da língua materna. As trocas de sons fazem parte do processo de aquisição da fala e são esperadas até por volta dos 4 anos, quando a criança já está apta a produzir todos os sons, incluindo os mais complexos como os encontros consonantais. Adicionar legenda Idade aproximada para a produção correta de cada som: De acordo com cada faixa etária Os problemas de fala se caracterizam pela dificuldade ou impedimento na produção dos sons (fonemas). As alterações mais comuns são: – trocas: /balata/ para barata – omissões: /peda/ para pedra – distorções: som muito próximo, mas diferente do padrão. O fonema /r/, como na palavra “ barata ”, está entre um dos mais difíceis de serem aprendidos, pri...

FONOAUDIOLOGIA E TEA : fonoaudiologia e as ecolalias no TEA

A ecolalia é a repetição de frases e palavras, uma das características mais comuns em pessoas com autismo. Saiba como o fonoaudiólogo pode ajudar: A repetição de palavras e frases faz parte do processo de aquisição da fala e da linguagem. Podemos perceber a fala repetitiva nas crianças pequenas que estão aprendendo a se comunicar. Aos 2 anos, é comum misturar falas próprias com a repetição do que se ouve.  No entanto, a ecolalia vai diminuindo ao longo do tempo e por volta dos 3 anos quase não acontece. Crianças com autismo apresentam ecolalia depois dessa idade, sendo uma característica muito comum no espectro, especialmente quando há um atraso no desenvolvimento da fala.  O AUTISMO  E A ECOLALIA: O que é ecolalia? 🌸 A ecolalia é a repetição de frases e palavras, uma forma única de imitação verbal. As crianç as aprendem a falar imitando os sons que ouvem. Por volta dos 3 anos, a maioria delas já se comunica elaborando frases e experimentando formas próprias de usar a li...

Aleitamento Materno e Fonoaudiologia : A importância do Fonoaudiólogo Neste Processo

 A fonoaudiologia é a profissão da área de saúde que atua com a promoção de saúde, também sendo responsável por avaliar ,prevenir diagnosticar, habilitar e reabilitar funções relacionadas a comunicação, fala e Audição.  É muito importante o papel do FONOAUDIÓLOGO desde do primeiros dias de vida do bebê e acompanhando e orientando a mãe na durante a amamentação . Fonte: https://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/index.php/2014/07/promover-a-amamentacao-do-bebe-de-risco-papel-do-fonoaudiologo/ O ALEITAMENTO MATERNO E FONOAUDIOLOGIA :  A mama é constituída por diversas unidades funcionais chamadas Lobo Mamarios. Além disso ela é composta por gordura, Tecidos conjuntivo , vasos sanguíneos, vasos linfáticos e fibras nervosas.  O leite Materno é rico em gordura e ajuda também na hidratação ou seja hidrata o bebê. O leite anterior no início da mamada é rico em Água ( Hidratação). E o leite posterior ( ou seja no final da mamada ) é rico em Gordura , ele engorda e tam...