A ecolalia é a repetição de frases e palavras, uma das características mais comuns em pessoas com autismo. Saiba como o fonoaudiólogo pode ajudar:
A repetição de palavras e frases faz parte do processo de aquisição da fala e da linguagem. Podemos perceber a fala repetitiva nas crianças pequenas que estão aprendendo a se comunicar. Aos 2 anos, é comum misturar falas próprias com a repetição do que se ouve.
No entanto, a ecolalia vai diminuindo ao longo do tempo e por volta dos 3 anos quase não acontece. Crianças com autismo apresentam ecolalia depois dessa idade, sendo uma característica muito comum no espectro, especialmente quando há um atraso no desenvolvimento da fala.
O AUTISMO E A ECOLALIA:
O que é ecolalia?
🌸 A ecolalia é a repetição de frases e palavras, uma forma única de imitação verbal. As crianç
as aprendem a falar imitando os sons que ouvem. Por volta dos 3 anos, a maioria delas já se comunica elaborando frases e experimentando formas próprias de usar a linguagem para se comunicar.
🌸 Nas crianças com autismo, percebemos a permanência da ecolalia, uma das características mais comuns no TEA — Transtorno do Espectro Autista. Embora seja um processo natural de aquisição da linguagem, quando a ecolalia persiste após os 3,4 anos da criança, pode ser um sinal de autismo.
🌸 Existe dois tipos de ecolalia: A ecolalia Imediata e a ecolalia tardia ( Atrasada):
A repetição de frases e ruídos pode ser imediata — quando a criança repete algo imediatamente após ouvir — ou atrasada — quando repete algo que ouviu há horas ou dias. Outros sinais de ecolalia podem incluir frustração nas conversas, irritabilidade ao ser questionado, depressão e mudez.
Como o fonoaudiólogo pode ajudar ?
A ecolalia, como vimos, tem uma função importante na vida das crianças com autismo, ainda que possa trazer prejuízos em sua vida diária.
Eliminá-la por completo seria uma má ideia, visto que ela pode ser muito útil, uma maneira de comunicar desejos e necessidades.
No entanto, o tratamento com um fonoaudiólogo ajuda a diminuir a necessidade de se comunicar dessa forma. Através de brincadeiras e atividades específicas, o terapeuta ajuda a criança com autismo a usar suas habilidades de linguagem de maneira mais adequada.
O tratamento com fonoaudiólogo para ecolalia no autismo ajuda as crianças a aprenderem a falar o que estão pensando ou sentindo. Com técnicas específicas, o terapeuta da fala reduz esse traço de linguagem e ajuda os pais a fazer o mesmo em casa, orientando-os.
Observação: Cada indivíduo é único, e a terapia vai de acordo com as necessidades de cada criança.
Referências:
DIB, Mônica Camasmie. A procura de uma intenção comunicativa na ecolalia: estudo de um caso. J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.94
SAAD, Andressa Gouveia de Faria and GOLDFELD, Marcia. A ecolalia no desenvolvimento da linguagem de pessoas autistas: uma revisão bibliográfica. Pró-Fono R. Atual. Cient. [online]. 2009, vol.21, n.3 [cited 2020-09-29], pp.255-260.
Site / Neurosaber.instituto
Comentários
Enviar um comentário