Avançar para o conteúdo principal

FONOAUDIOLOGIA E TEA : fonoaudiologia e as ecolalias no TEA

A ecolalia é a repetição de frases e palavras, uma das características mais comuns em pessoas com autismo. Saiba como o fonoaudiólogo pode ajudar:


A repetição de palavras e frases faz parte do processo de aquisição da fala e da linguagem. Podemos perceber a fala repetitiva nas crianças pequenas que estão aprendendo a se comunicar. Aos 2 anos, é comum misturar falas próprias com a repetição do que se ouve. 

No entanto, a ecolalia vai diminuindo ao longo do tempo e por volta dos 3 anos quase não acontece. Crianças com autismo apresentam ecolalia depois dessa idade, sendo uma característica muito comum no espectro, especialmente quando há um atraso no desenvolvimento da fala. 



O AUTISMO  E A ECOLALIA:

O que é ecolalia?

🌸 A ecolalia é a repetição de frases e palavras, uma forma única de imitação verbal. As crianç



as aprendem a falar imitando os sons que ouvem. Por volta dos 3 anos, a maioria delas já se comunica elaborando frases e experimentando formas próprias de usar a linguagem para se comunicar.

🌸 Nas crianças com autismo, percebemos a permanência da ecolalia, uma das características mais comuns no TEA — Transtorno do Espectro Autista. Embora seja um processo natural de aquisição da linguagem, quando a ecolalia persiste após os 3,4 anos da criança, pode ser um sinal de autismo.

🌸 Existe dois tipos de ecolalia: A ecolalia Imediata e a ecolalia tardia ( Atrasada): 

A repetição de frases e ruídos pode ser imediata — quando a criança repete algo imediatamente após ouvir — ou atrasada — quando repete algo que ouviu há horas ou dias. Outros sinais de ecolalia podem incluir frustração nas conversas, irritabilidade ao ser questionado, depressão e mudez.





Como o fonoaudiólogo pode ajudar ?

A ecolalia, como vimos, tem uma função importante na vida das crianças com autismo, ainda que possa trazer prejuízos em sua vida diária. 

Eliminá-la por completo seria uma má ideia, visto que ela pode ser muito útil, uma maneira de comunicar desejos e necessidades.

No entanto, o tratamento com um fonoaudiólogo ajuda a diminuir a necessidade de se comunicar dessa forma. Através de brincadeiras e atividades específicas, o terapeuta ajuda a criança com autismo a usar suas habilidades de linguagem de maneira mais adequada.

O tratamento com fonoaudiólogo para ecolalia no autismo ajuda as crianças a aprenderem a falar o que estão pensando ou sentindo. Com técnicas específicas, o terapeuta da fala reduz esse traço de linguagem e ajuda os pais a fazer o mesmo em casa, orientando-os.

Observação: Cada indivíduo é único, e a terapia vai de acordo com as necessidades de cada criança. 


Referências:


DIB, Mônica Camasmie. A procura de uma intenção comunicativa na ecolalia: estudo de um caso. J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.94

SAAD, Andressa Gouveia de Faria  and  GOLDFELD, Marcia. A ecolalia no desenvolvimento da linguagem de pessoas autistas: uma revisão bibliográfica. Pró-Fono R. Atual. Cient. [online]. 2009, vol.21, n.3 [cited  2020-09-29], pp.255-260.

Site / Neurosaber.instituto


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Trocas de sons na fala: Porque algumas pessoas trocam letras ao falar ou escrever?

  Durante a aquisição dos sons da fala é normal que apareça algumas trocas de vocábulos, que são chamadas de processos fonológicos. Quando esses processos não são superados na idade esperada, então são chamados de transtornos fonológicos, que se caracterizam pela omissão ou substituição de alguns sons da língua materna. As trocas de sons fazem parte do processo de aquisição da fala e são esperadas até por volta dos 4 anos, quando a criança já está apta a produzir todos os sons, incluindo os mais complexos como os encontros consonantais. Adicionar legenda Idade aproximada para a produção correta de cada som: De acordo com cada faixa etária Os problemas de fala se caracterizam pela dificuldade ou impedimento na produção dos sons (fonemas). As alterações mais comuns são: – trocas: /balata/ para barata – omissões: /peda/ para pedra – distorções: som muito próximo, mas diferente do padrão. O fonema /r/, como na palavra “ barata ”, está entre um dos mais difíceis de serem aprendidos, pri...

Aleitamento Materno e Fonoaudiologia : A importância do Fonoaudiólogo Neste Processo

 A fonoaudiologia é a profissão da área de saúde que atua com a promoção de saúde, também sendo responsável por avaliar ,prevenir diagnosticar, habilitar e reabilitar funções relacionadas a comunicação, fala e Audição.  É muito importante o papel do FONOAUDIÓLOGO desde do primeiros dias de vida do bebê e acompanhando e orientando a mãe na durante a amamentação . Fonte: https://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/index.php/2014/07/promover-a-amamentacao-do-bebe-de-risco-papel-do-fonoaudiologo/ O ALEITAMENTO MATERNO E FONOAUDIOLOGIA :  A mama é constituída por diversas unidades funcionais chamadas Lobo Mamarios. Além disso ela é composta por gordura, Tecidos conjuntivo , vasos sanguíneos, vasos linfáticos e fibras nervosas.  O leite Materno é rico em gordura e ajuda também na hidratação ou seja hidrata o bebê. O leite anterior no início da mamada é rico em Água ( Hidratação). E o leite posterior ( ou seja no final da mamada ) é rico em Gordura , ele engorda e tam...