Olá boa tarde,
Neste post , primeiro post de março de 2020, irei abordar falando de forma clara e objetiva sobre o transtorto do aspectro autsta ou também conhecido como Autismo ( TEA).
O que é o Autismo?
O autismo faz parte do transtorno do desenvolvimento de causas neurobiologicas. Suas caracterizações qualitativas e quantitativas são bastante abrangentes e acabam por afetar de forma evidentes as áreas de interação social , comunicação e comportamento.
O nome " AUTISMO", foi expressado pela primeira vez pelo psiquiatra suíço Eugen Bleuler em 1908, para designar e destacar as características do indivíduo que apresentavam perda de contato com a realidade em que se vivia , no qual acarretava uma grande dificuldade ou impossibilidade de comunicação.
A cada dia mais existem novos diagnósticos de autismo em todo mundo, aproximadamente são cerca de 2 milhões de indivíduos diagnosticados com autismo no mundo.
A PREVALÊNCIA :
Estudos e pesquisas científicas indicam que a maior prevalência em indivíduos do sexo masculino ser diagnosticado com autismo do que o sexo feminino.
Sexo masculino - 1: 4
Sexo feminino : 1: 0
Fonoaudiologia e TEA:
A fonoaudiologia é a profissão da área de saúde que atua com a promoção de saúde, também sendo responsável por avaliar ,prevenir diagnosticar, habilitar e reabilitar funções relacionadas a comunicação, fala e Audição.
Por isso, a relação entre fonoaudiologia e autismo é de extrema importância e ajuda no desenvolvimento da criança autista . A fonoterapia, uma das formas de tratamento de TEA que ajuda muitos pacientes. Através da fonoterapia , o indivíduo autista ajuda a estimular a lingg, a fala E também auxilia na sua questão comportamental e organizacional e interação .
Estabelece o melhor vínculo do autista com as relações diárias e de comunicação através da terapia fonoaudiologicas e junto também aos métodos terapeuticos que o fonoaudiólogo que realizou o cursos de métodos especiais pode por em prática no dia, - a - dia em sua terapia com a criança .
Os métodos terapeuticos mais utilizados ultimamente no Brasil é o ABA ( Análise de completamente aplicada).
Mas existem outros também utilizados como PECS, denver , propomt, floor time .
Também podem ser ultutilizados a pet-terapia ( que tem como Objetivo trabalhar a questão afetiva e o contato visual e corporal da criança autista com o animal de estimação, lembrando que a criança autista tem dificuldade na relação afetiva, no toque e contato visual).
No próximo post abordarei melhor sobre isso, é os métodos terapêuticos as características de cada um e qual seu objetivo em relação a terapia com autismo.
Fontes: scielo/ artigos
Comentários
Enviar um comentário