Avançar para o conteúdo principal

Audiologia e Otoneurologia cliníca

Boa tarde , queridos (a), no post anterior falamos sobre as especialidades da fonoaudiologia e dos campos de trabalho que o fonoaudiólogo(a), tem competência para trabalhar. 

Vamos falar, sobre uma dessas especialidades, duas especialidades que interligam uma a outra .  A audiologia ( especialidade da fonoaudiologia)  e a Otoneurologia ( especialidade da área de medicina)  qual é a importância do fonoaudiólogo na atuação como audiologista junto a otoneurologia?
porque a otoneurologia é tão importante para o conhecimento do fonoaudiólogo, mas o que é otoneurologia?

para começarmos a entender o que é otoneurologia, devemos entender todo processo auditivo e vestibular para isso, vamos abordar neste post, sobre a Audiologia, o que é audiologia, como um fonoaudiologia recebe o titulo de audiologista? e qual sua importância, na intervenção, diagnóstico, reabilitação  em pacientes recém-nascimentos, adultos , crianças,  adolescentes e idosos?


Audiologia



http://www.aparelhoauditivo.com/voce-realmente-conhece-audiologia/

     Audiologia é uma  especialidade da fonoaudiologia, O fonoaudiólogo audiologista, tem objetivo prevenir, diagnosticar, reabilitar e tratar distúrbios da comunicação humana, ligados aos processos ( alterações , distúrbios) do sistema auditivo .  O  fonoaudiólogo especialista em audiologia, atua na recuperação de diversos distúrbios auditivos , que prejudica a fala, linguagem, e a qualidade de vida do individuo, proporcionando terapias até a adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI), ou seja os aparelhos auditivos, para aqueles indivíduos , que sofreram perda auditiva , além de realizações de exames como Audiometria,  BERA ( PEATE), Imitanciometria, Reflexo acústico etc. 

    O audiologista também trabalha com reabilitação de pessoas com problemas relacionados ao equilíbrio e zumbido, através de terapias o fonoaudiólogo , tem como objetivo proporcionar ao individuo com distúrbios relacionados ao sentido da audição e do equilíbrio, proporcionando melhor qualidade de vida .( http://www.crefono6.org.br/visualizacao-de-areas/ler/157/audiologia);

 O fonoaudiólogo audiologista tem como competência o conhecimento aprofundado sobre a anatomia e fisiologia da audição humana. compreendendo todo seu processo e funcionamento, para poder avaliar , diagnosticar e realizar terapias especializada no tratamento do individuo, com problemas / queixas auditivas e de equilíbrio.

para se tornar um fonoaudiologo audiologista é necessário, fazer a pós graduação em audiologia plena. 
algumas instituições de ensino, que seja reconhecido pelo MEC, fornece o curso de pós graduação.


OTONEUROLOGIA JUNTO A AUDIOLOGIA 


nesta imagem um fonoaudiologo audiologista/ https://www.tuiuti.edu.br/blog-tuiuti/audiologia-saiba-mais-sobre-essa-area-da-fonoaudiologia


      O sistema auditivo é responsável pela Audição ( Região da Cóclea),em quanto o sistema vestibular é responsável pelo Equilíbrio ( correspondente ao sáculo e o utrículo),  A tontura é definida como sensação de perturbação do equilíbrio corporal, é um sintoma comum, frequentemente acompanhado de desequilíbrio e quedas recorrentes. Estas quedas podem causar fraturas e consequências ainda mais graves.
(https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/centro-otorrinolaringologia/Paginas/otoneurologia.aspx).

     O sistema vestibular é dividido em dois tipos : Sistema Vestibular Periféricocentral . A tontura pode ser de caráter giratório (vertigem) ou não (instabilidade, sensação de flutuação, visão borrada e etc; além disso pode estar associada a outros sintomas quais : Perda auditiva com presença de zumbido, Náuseas e vômitos. 
 O vídeo abaixo explica, o funcionamento do sistema vestibular :





 tontura origina-se no sistema vestibular, que compreende a orelha interna (labirinto), o nervo vestibulococlear,  ( VIII par craniano), os núcleos e vias vestibulares e suas inter-relações no sistema nervoso central.
 comprometimento do labirinto também pode ocorrer devido a problemas situados em outras partes do corpo humano. Várias doenças, alterações podem afetar secundariamente o sistema vestibular, gerando tontura e desequilíbrio corporal. 



    O conhecimento sobre o funcionamento auditivo e de todo processo do sistema vestibular central e periférico é importante, para um tratamento adequado ao individuo, ao fonoaudiólogo um tratamento de terapias de reabilitação.
Mas , qual é a função do Otoneurologista? é uma especialidade médica, e a participação do fonoaudiólogo junto ao otoneurologista?
    O otoneurologista é um especialista da área médica ( é um médico otoneurologista) sendo responsavél pelo diagnóstico, tratamento  , exame e avaliação das funções vestibulares que podem afetar a audição do individuo.   O especialista avalia o sistema auditivo e o sistema vestibular para identificar qualquer alteração ou doença que pode prejudicar o equilibrio corporal do índividuo.

"Quando falamos em avaliação otoneurológica, nos referimos a práticas realizadas pelo fonoaudiólogo relacionadas à investigação da função auditiva e vestibular, com o objetivo de auxiliar o diagnóstico dos distúrbios de equilíbrio. Inserida em uma equipe multidisciplinar, normalmente liderada pelo médico otorrinolaringologista, atua também junto a fisioterapeutas, odontólogos, psicólogos, nutricionistas e médicos de outras especialidades, como oftalmologia, neurologia e clínica." 

por isso , mesmo a importância desta junção do otoneurologista junto ao fonoaudiologo  audiologista e de toda equipe multiprofissional.
no próximo, post falarei da atuação da fono na reabilitação vestibular e quais são os tipos .


Fontes :
https://www.bonde.com.br/saude/corpo-e-mente/quando-e-hora-de-procurar-um-otoneurologista--280353.html
https://www.tuiuti.edu.br/blog-tuiuti/audiologia-saiba-mais-sobre-essa-area-da-fonoaudiologia
http://www.crefono6.org.br/visualizacao-de-areas/ler/157/audiologia
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/centro-otorrinolaringologia/Paginas/otoneurologia.aspx
https://www.isaude.com.br/noticias/detalhe/noticia/o-papel-do-fonoaudiologo-na-avaliacao-otoneurologica/







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Trocas de sons na fala: Porque algumas pessoas trocam letras ao falar ou escrever?

  Durante a aquisição dos sons da fala é normal que apareça algumas trocas de vocábulos, que são chamadas de processos fonológicos. Quando esses processos não são superados na idade esperada, então são chamados de transtornos fonológicos, que se caracterizam pela omissão ou substituição de alguns sons da língua materna. As trocas de sons fazem parte do processo de aquisição da fala e são esperadas até por volta dos 4 anos, quando a criança já está apta a produzir todos os sons, incluindo os mais complexos como os encontros consonantais. Adicionar legenda Idade aproximada para a produção correta de cada som: De acordo com cada faixa etária Os problemas de fala se caracterizam pela dificuldade ou impedimento na produção dos sons (fonemas). As alterações mais comuns são: – trocas: /balata/ para barata – omissões: /peda/ para pedra – distorções: som muito próximo, mas diferente do padrão. O fonema /r/, como na palavra “ barata ”, está entre um dos mais difíceis de serem aprendidos, pri...

FONOAUDIOLOGIA E TEA : fonoaudiologia e as ecolalias no TEA

A ecolalia é a repetição de frases e palavras, uma das características mais comuns em pessoas com autismo. Saiba como o fonoaudiólogo pode ajudar: A repetição de palavras e frases faz parte do processo de aquisição da fala e da linguagem. Podemos perceber a fala repetitiva nas crianças pequenas que estão aprendendo a se comunicar. Aos 2 anos, é comum misturar falas próprias com a repetição do que se ouve.  No entanto, a ecolalia vai diminuindo ao longo do tempo e por volta dos 3 anos quase não acontece. Crianças com autismo apresentam ecolalia depois dessa idade, sendo uma característica muito comum no espectro, especialmente quando há um atraso no desenvolvimento da fala.  O AUTISMO  E A ECOLALIA: O que é ecolalia? 🌸 A ecolalia é a repetição de frases e palavras, uma forma única de imitação verbal. As crianç as aprendem a falar imitando os sons que ouvem. Por volta dos 3 anos, a maioria delas já se comunica elaborando frases e experimentando formas próprias de usar a li...

Aleitamento Materno e Fonoaudiologia : A importância do Fonoaudiólogo Neste Processo

 A fonoaudiologia é a profissão da área de saúde que atua com a promoção de saúde, também sendo responsável por avaliar ,prevenir diagnosticar, habilitar e reabilitar funções relacionadas a comunicação, fala e Audição.  É muito importante o papel do FONOAUDIÓLOGO desde do primeiros dias de vida do bebê e acompanhando e orientando a mãe na durante a amamentação . Fonte: https://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/index.php/2014/07/promover-a-amamentacao-do-bebe-de-risco-papel-do-fonoaudiologo/ O ALEITAMENTO MATERNO E FONOAUDIOLOGIA :  A mama é constituída por diversas unidades funcionais chamadas Lobo Mamarios. Além disso ela é composta por gordura, Tecidos conjuntivo , vasos sanguíneos, vasos linfáticos e fibras nervosas.  O leite Materno é rico em gordura e ajuda também na hidratação ou seja hidrata o bebê. O leite anterior no início da mamada é rico em Água ( Hidratação). E o leite posterior ( ou seja no final da mamada ) é rico em Gordura , ele engorda e tam...