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TRANTORNO ESPECÍFICO DA ESCRITA : DISORTOGRAFIA E A FONOAUDIOLOGIA

 O Transtorno Específico da Escrita (Disortografia) é uma alteração na planificação da

linguagem escrita, como redação, ortografia e gramática, porém essa alteração não interfere no

aspecto cognitivo do individuo ( fernandez, 2010)

 O nome Disortografia  vem do Grego “Dis” significa desvio ou dificuldade ,"Orto" vem do significado correto ou Direita e  "Grafia" significa escrita , que conceitua-se como : Dificuldade na escrita, decorrentes de erros. (COELHO, apud CASAL, 2013).

Podemos então definir disortografia como uma perturbação que afeta as aptidões da escrita e que se traduz em dificuldades persistentes na capacidade da criança produzir textos

 É classificada por ocorrências constantes de erros ortograficos , palavras que apresentam como " B ", e "P" , "V" e "F" ou vice e versa,   P ou B, que ocorrem sons parecidos (similares) , são sons bilabiais, o individuo, pauta apenas na oralidade do som.  Então, observa-se um mau funcionamento do aparelho Viso-Perceptivo que pode desencadear a disortografia, por estar inetrligada ao aparelho auditivo, que por sua vez, favorece a conversão da Fala para escrita. ( Fonema-grafema)



ENTRE AS QUESTÕES DA DISORTOGRAFIA :

Além das trocas de letras na escrita pode ocorrer omissão, adição ou inversão de letras nas palavras.

Por exemplo: Escrever “n” ao invés de “m” antes de “p e b”, trocar o “r” pelo “rr”, ou “Ch” por “X”, e assim por diante.

  ✔Isso tudo considerando que o professor já tenha ensinado essas lições, e que os erros e trocas de letras continuem acontecendo. Os erros na disortografia são regulares, e geralmente com letras que possuem fonemas parecidos, diferente do que acontece com a pessoa que tem dislexia, que pode trocar letras parecidas e também as que não têm nada em comum.

✔No geral, a troca de letras na escrita da pessoa disortográfica pode fazer algum sentido para o leitor, ou seja, quando o professor ou os pais leem o texto eles entendem o que a criança pretendia escrever.

COMO O FONOAUDIÓLOGO PODE AJUDAR ?

Em ambos os casos o fonoaudiólogo é peça fundamental para tratar e ajudar no desenvolvimento da criança, o tratamento só pode ser definido após diagnóstico e definido especificamente para cada caso, independente se a criança tem Disortografia ou dislexia, ou ainda, os dois além de outros transtornos relacionados.

Tudo deve ser levado em consideração para o melhor prognóstico. Este é o papel do fonoaudiólogo, assegurar que o diagnóstico estará correto.

Sendo assim o papel do fonoaudiólogo neste processo é avaliar cada caso e identificar as causas do problema e determinar um plano de ação.

OBSERVAÇÃO :  O fonoaudiólogo é quem vai direcionar as ações da equipe.

A participação, da família, junto ao processo terapêutico é fundamental para o progresso  e processo da terapia. 






REFERÊNCIAS :

Como lidar com a troca de Letras na escrita das crianças. (alphafono.com.br)

Avaliação e intervenção, diagnostica desortografia ( Livro)

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