A IMPORTÂNCIA DA FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR
https://www.uva.br/content/fonoaudiologia-hospitalar
A FONO NO HOSPITAL LINK
"A Fonoaudiologia destaca-se na equipe multiprofissional hospitalar atuando na avaliação e reabilitação das funções da deglutição, fala e audição, com ampla participação nos casos clínicos graves e complexos, cada vez mais precocemente, visando melhores resultados funcionais para o paciente. Assim, os fonoaudiólogos que atuam ou pretendem atuar na área hospitalar precisam estar muito bem preparados para este cenário, cada vez mais exigente e competitivo" (FONTE :
https://www.einstein.br/ensino/pos_graduacao/fonoaudiologia_hospitalar_sp).
A PRESENÇA DO FONOAUDIÓLOGO NA UTI :
A importância da fonoaudiologia no âmbito hospitalar é fundamental aos cuidados fonoaudiológicos aos pacientes internados , com objetivo de reduzir, prevenir alterações decorrente na Fala e Deglutição . ( Prevenção, Diagnostico e Reabilitação);
UTI Neonatal
UTI Adulto
UTI Pedriatrico
e unidades semi-intensivas
e outros campos de atuação no hospital como : enfermarias, Urgência e Emergências.
DISFAGIA E HOSPITAL :
De acordo com o Art 1 -"O fonoaudiólogo é o profissional legalmente habilitado , para realizar a Avaliação, Diagnóstico e Tratamento fonoaudiológicos das disfagias Orofaríngeas , bem como o gerenciamento deste no Recém-nascido , na criança, no Adolescente, no Adulto e no Idoso".
O QUE É DISFAGIA?
Disfagia se caracteriza por ser uma dificuldade engolir ou seja dificuldade de deglutição. A disfagia não é uma doença e sim uma alteração de corrente de doenças ,comprometimentos e alterações neurológicos, que pode desencadeia a disfagia. Algumas doenças que pode desencadeia são : Câncer de cabeça e pescoço, Parkinson, esclerose Múltipla, Esclerose Amiotrófica Lateral amiotrófica , AVC
Para entendermos ,melhor o porque ocorre a disfagia, temos que entender todo o funcionamento do sistema estomatognático (a deglutição, mastigação, respiração, sucção e fonação) . No proximo post, falarei especificamente cada etapa da deglutição e sobre a Disfagia especificamente.
fontes : http://www.fonovim.com.br
https://www.einstein.br/ensino/pos_graduacao/fonoaudiologia_hospitalar_sp).
Comentários
Enviar um comentário