Avançar para o conteúdo principal

DISFAGIA ? O QUE É?

      No post anterior, escrevi um pouco sobre a área de atuação da fonoaudiologia no hospital, A fonoaudiologia hospitalar, e relatei resumidamente sobre a disfagia, mas o que é Disfagia? quais são os tipos de Disfagia? e o papel do fonoaudiólogo com pacientes Disfágicos?


Antes de falar sobre disfagia, vamos entender um pouco o funcionamento da deglutição , neste vídeo explica o funcionamento da deglutição normal e a deglutição Alterada :


A interação entre os músculos e nervos envolvidos no processo de deglutição , resulta em uma deglutição com eficacia e com segurança ,  da manipulação do transporte do bolo alimentar até a proteção das vias áreas.


DISFAGIA

      "Segundo DANIELI, GOMES (2009), disfagia é um distúrbio de deglutição , caracterizada por alterar a dinâmica desta, que é levar o alimento da boca até o estomago ".
 existem, dos tipos de Disfagia : disfagia Orofaríngea e Disfagia esofágica.
 
     Quando o distúrbios de deglutição, são perceptivos na fase oral ou entre a fase faríngea denominamos de Disfagia Orofaríngea . Podendo ser congênita ou até mesmo adquirida.
 ( da responsabilidade do profissional fonoaudiologo (a) )


Disfagia esofágica - A disfagia esofágica ocorre quando  há problemas  de deglutição no esôfago.
 O esôfago é responsável  por transportar os alimentos da garganta para o estômago .



https://pt.slideshare.net/danielgimenez9066/disfagia-38304858/2?smtNoRedir=1





A FONOAUDIOLOGIA NA ATUAÇÃO NA DISFAGIA OROFARÍNGEA :


               O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde responsável, pela Promoção de saúde,  Prevenção, Avaliação, orientação, Diagnostico , Terapia (habilitação e Reabilitação),além do monitoramento dos aspectos fonoaudiológicos envolvidos no sistema miofuncional orofacial e cervical da deglutição.

     É da competência  legal do fonoaudiólogo(a), atuar nas disfagias orofaríngeas.
(RESOLUÇÃO CFFª Nº 356, de 6 de dezembro de 2008)

pelo Artigo 1. -" O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para realizar a Avaliação , Diagnostico e Tratamento fonoaudiológicos nas disfagias orofaríngeas, no Adulto, no Idoso, No recém- Nascido , na Criança e no adolescente.'' (RESOLUÇÃO CFFª Nº 356, de 6 de dezembro de 2008)


 - É também da responsabilidade do fonoaudiólogo, orientar a equipe de saúde em relação ao possível risco de indivíduos, para disfagia orofaríngeas encaminhando assim para avaliação fonoaudiológica.

 - Avaliar  e classificar além de fazer também o diagnostico funcional do sistema estomatognático (Sucção, Deglutição, mastigação...), procurando identificar a fisiopatologia .

- Analisando também o processo da deglutição , sempre observando a presença dos aspectos funcionais que são esperados no seu processo em cada etapa.

- Realizar o tratamento adequado - Reabitação e habilitação  adaptação e  dos distúrbios de deglutição.

- Realizar, quando  for necessário, procedimentos de ''limpeza" nas vias aéreas superiores antes, durante ou  após a execução do tratamento fonoaudiológicos;

- Atuar como "perito" em  algumas situações em que esteja em questão o processo de deglutição normal ou alterada entre outros...



A disfagia orofaríngea pode ser dividida em quatro tipos :
Disfagia  mecânica -    Ocorre quando há perda de controle do bolo alimentar pelas estruturas que complementam a deglutição normal.

Disfagia neurogênica  Ocorre quando a causa é por doenças neurológicas ou traumas .

Disfagia psicogênica - Ocorre quando há predominância de quadros psicológicos ( depressão , estresse , ansiedade e conversivos)

* Induzidas por drogas é aquelas que ocorre devido os efeitos colaterais do uso sobre medicamentos.







fontes :


http://www.fonovim.com.br/arquivos/4df423c3d9c5263ab5ff775599649f29-DISFFAGIA-DIAGN--STICO.pdf

http://www.scielo.br/pdf/pfono/v19n1/13.pdf

https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/12067/1/Dissertacao%20MARIA%20JOSE%20DE%20FREITAS%20DUARTE.pdf

http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v17n5/1982-0216-rcefac-17-05-01610.pdf



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Trocas de sons na fala: Porque algumas pessoas trocam letras ao falar ou escrever?

  Durante a aquisição dos sons da fala é normal que apareça algumas trocas de vocábulos, que são chamadas de processos fonológicos. Quando esses processos não são superados na idade esperada, então são chamados de transtornos fonológicos, que se caracterizam pela omissão ou substituição de alguns sons da língua materna. As trocas de sons fazem parte do processo de aquisição da fala e são esperadas até por volta dos 4 anos, quando a criança já está apta a produzir todos os sons, incluindo os mais complexos como os encontros consonantais. Adicionar legenda Idade aproximada para a produção correta de cada som: De acordo com cada faixa etária Os problemas de fala se caracterizam pela dificuldade ou impedimento na produção dos sons (fonemas). As alterações mais comuns são: – trocas: /balata/ para barata – omissões: /peda/ para pedra – distorções: som muito próximo, mas diferente do padrão. O fonema /r/, como na palavra “ barata ”, está entre um dos mais difíceis de serem aprendidos, pri...

FONOAUDIOLOGIA E TEA : fonoaudiologia e as ecolalias no TEA

A ecolalia é a repetição de frases e palavras, uma das características mais comuns em pessoas com autismo. Saiba como o fonoaudiólogo pode ajudar: A repetição de palavras e frases faz parte do processo de aquisição da fala e da linguagem. Podemos perceber a fala repetitiva nas crianças pequenas que estão aprendendo a se comunicar. Aos 2 anos, é comum misturar falas próprias com a repetição do que se ouve.  No entanto, a ecolalia vai diminuindo ao longo do tempo e por volta dos 3 anos quase não acontece. Crianças com autismo apresentam ecolalia depois dessa idade, sendo uma característica muito comum no espectro, especialmente quando há um atraso no desenvolvimento da fala.  O AUTISMO  E A ECOLALIA: O que é ecolalia? 🌸 A ecolalia é a repetição de frases e palavras, uma forma única de imitação verbal. As crianç as aprendem a falar imitando os sons que ouvem. Por volta dos 3 anos, a maioria delas já se comunica elaborando frases e experimentando formas próprias de usar a li...

Aleitamento Materno e Fonoaudiologia : A importância do Fonoaudiólogo Neste Processo

 A fonoaudiologia é a profissão da área de saúde que atua com a promoção de saúde, também sendo responsável por avaliar ,prevenir diagnosticar, habilitar e reabilitar funções relacionadas a comunicação, fala e Audição.  É muito importante o papel do FONOAUDIÓLOGO desde do primeiros dias de vida do bebê e acompanhando e orientando a mãe na durante a amamentação . Fonte: https://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/index.php/2014/07/promover-a-amamentacao-do-bebe-de-risco-papel-do-fonoaudiologo/ O ALEITAMENTO MATERNO E FONOAUDIOLOGIA :  A mama é constituída por diversas unidades funcionais chamadas Lobo Mamarios. Além disso ela é composta por gordura, Tecidos conjuntivo , vasos sanguíneos, vasos linfáticos e fibras nervosas.  O leite Materno é rico em gordura e ajuda também na hidratação ou seja hidrata o bebê. O leite anterior no início da mamada é rico em Água ( Hidratação). E o leite posterior ( ou seja no final da mamada ) é rico em Gordura , ele engorda e tam...