A HISTÓRIA DA FONOAUDIOLOGIA
A Fonoaudiologia é uma profissão da área de saúde , sendo uma profissão muito antiga em alguns países da Europa como a Hungria que reconheceu a fonoaudiologia como profissão em meados de 1900. Em 1940 outros países da Europa começou a reconhecer a profissão são eles : Nova zelandia, Alemanha, Noruega , Áustria e Iugoslávia.
A Profissão da fonoaudiologia tem raízes como todas as outras profissões de saúde da MEDICINA, que por muitos anos se centralizou e com tempo e aumentos de conhecimentos foram sendo criadas novas profissões de saúde.
A fonoaudiologia no Brasil
A profissão no Brasil, Surgiu nos meados da década de 30, Antes a profissão era chamada de Logopedia, após Nomeou-se como Fonoaudiologia. fonoaudiologia como profissão era da preocupação oriundos da medicina e da educação com a profilaxia e a correção de erros de linguagem apresentados pelas crianças nas escolas .
Nos anos 60, foi dada o inicio ao ensino da fonoaudiologia no brasil com criações de curso superior na universidade de são paulo , vinculada a universidade de Medicina e 1962 pela PUC-SP, ligada ao instituto de psicologia. Em 1970 tiveram inicio de reconhecimento dos cursos e da profissão e foram criados os cursos em nível Bacharel ( Bacharelado).
Dia 09 de Dezembro de 1981, A profissão foi Regulamentada, pelo presidente João Figueredo sobre a Lei 6965 . O regulamento da profissão do Fonoaudiólogo , criando conselho Federal de fonoaudiologia e os conselhos regionais de fonoaudiologia. Tendo como principal finalidade a Fiscalização do exercício profissional do Fonoaudiólogo (a).
Para ser fonoaudiologo (a), tem que ter formação decurso de Nível Superior, fornecida em Faculdades ou universidades reconhecida pelo MEC ( Ministério da Educação). A duração do Curso (Graduação ) é no minimo de 5 anos.
Para ser fonoaudiologo (a), tem que ter formação decurso de Nível Superior, fornecida em Faculdades ou universidades reconhecida pelo MEC ( Ministério da Educação). A duração do Curso (Graduação ) é no minimo de 5 anos.
Fontes :
https://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/index.php/historia-da-fonoaudiologia/
AMORIM, A. Fonoaudiologia Geral. Rio de Janeiro, Enelivros, 1982, 1,56p.
BARROS, J. J. – Tratamento das Disfunções crânio mandibulares. São Paulo
Comentários
Enviar um comentário