Avançar para o conteúdo principal

A história fonoaudiologia

A HISTÓRIA DA FONOAUDIOLOGIA


   A Fonoaudiologia é uma profissão da área de saúde , sendo uma profissão muito antiga em alguns países da Europa como a Hungria que reconheceu a fonoaudiologia como profissão em meados de 1900. Em 1940 outros países da Europa começou a reconhecer a profissão são eles : Nova zelandia, Alemanha, Noruega , Áustria e Iugoslávia.
A Profissão da fonoaudiologia tem raízes como todas as outras profissões de saúde da MEDICINA, que por muitos anos se centralizou e com tempo e aumentos de conhecimentos foram sendo criadas novas profissões de saúde. 


A fonoaudiologia no Brasil 

    A profissão no Brasil, Surgiu nos meados da década de 30, Antes a profissão era chamada de Logopedia, após Nomeou-se como Fonoaudiologia. fonoaudiologia como profissão era da   preocupação  oriundos da medicina e da educação com a profilaxia e a correção de erros de linguagem apresentados pelas crianças nas escolas .
 Nos anos 60, foi dada o inicio ao ensino da fonoaudiologia no brasil com criações de curso superior na universidade de são paulo , vinculada a universidade de Medicina e 1962 pela PUC-SP, ligada ao instituto de psicologia. Em 1970 tiveram inicio de reconhecimento dos cursos e da profissão e foram criados os cursos em nível Bacharel ( Bacharelado).

Dia 09 de Dezembro de 1981, A profissão foi Regulamentada, pelo presidente João Figueredo sobre a Lei 6965 . O regulamento da profissão do Fonoaudiólogo , criando conselho Federal de fonoaudiologia e os conselhos regionais de fonoaudiologia. Tendo como principal finalidade a Fiscalização do exercício profissional do Fonoaudiólogo (a).


Para ser fonoaudiologo (a), tem que ter formação decurso de Nível Superior, fornecida em Faculdades ou universidades reconhecida pelo MEC ( Ministério da Educação).  A duração do Curso (Graduação ) é no minimo de 5 anos.



Fontes :
https://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/index.php/historia-da-fonoaudiologia/

AMORIM, A. Fonoaudiologia Geral. Rio de Janeiro, Enelivros, 1982, 1,56p.

BARROS, J. J. – Tratamento das Disfunções crânio mandibulares. São Paulo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Trocas de sons na fala: Porque algumas pessoas trocam letras ao falar ou escrever?

  Durante a aquisição dos sons da fala é normal que apareça algumas trocas de vocábulos, que são chamadas de processos fonológicos. Quando esses processos não são superados na idade esperada, então são chamados de transtornos fonológicos, que se caracterizam pela omissão ou substituição de alguns sons da língua materna. As trocas de sons fazem parte do processo de aquisição da fala e são esperadas até por volta dos 4 anos, quando a criança já está apta a produzir todos os sons, incluindo os mais complexos como os encontros consonantais. Adicionar legenda Idade aproximada para a produção correta de cada som: De acordo com cada faixa etária Os problemas de fala se caracterizam pela dificuldade ou impedimento na produção dos sons (fonemas). As alterações mais comuns são: – trocas: /balata/ para barata – omissões: /peda/ para pedra – distorções: som muito próximo, mas diferente do padrão. O fonema /r/, como na palavra “ barata ”, está entre um dos mais difíceis de serem aprendidos, pri...

FONOAUDIOLOGIA E TEA : fonoaudiologia e as ecolalias no TEA

A ecolalia é a repetição de frases e palavras, uma das características mais comuns em pessoas com autismo. Saiba como o fonoaudiólogo pode ajudar: A repetição de palavras e frases faz parte do processo de aquisição da fala e da linguagem. Podemos perceber a fala repetitiva nas crianças pequenas que estão aprendendo a se comunicar. Aos 2 anos, é comum misturar falas próprias com a repetição do que se ouve.  No entanto, a ecolalia vai diminuindo ao longo do tempo e por volta dos 3 anos quase não acontece. Crianças com autismo apresentam ecolalia depois dessa idade, sendo uma característica muito comum no espectro, especialmente quando há um atraso no desenvolvimento da fala.  O AUTISMO  E A ECOLALIA: O que é ecolalia? 🌸 A ecolalia é a repetição de frases e palavras, uma forma única de imitação verbal. As crianç as aprendem a falar imitando os sons que ouvem. Por volta dos 3 anos, a maioria delas já se comunica elaborando frases e experimentando formas próprias de usar a li...

Aleitamento Materno e Fonoaudiologia : A importância do Fonoaudiólogo Neste Processo

 A fonoaudiologia é a profissão da área de saúde que atua com a promoção de saúde, também sendo responsável por avaliar ,prevenir diagnosticar, habilitar e reabilitar funções relacionadas a comunicação, fala e Audição.  É muito importante o papel do FONOAUDIÓLOGO desde do primeiros dias de vida do bebê e acompanhando e orientando a mãe na durante a amamentação . Fonte: https://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/index.php/2014/07/promover-a-amamentacao-do-bebe-de-risco-papel-do-fonoaudiologo/ O ALEITAMENTO MATERNO E FONOAUDIOLOGIA :  A mama é constituída por diversas unidades funcionais chamadas Lobo Mamarios. Além disso ela é composta por gordura, Tecidos conjuntivo , vasos sanguíneos, vasos linfáticos e fibras nervosas.  O leite Materno é rico em gordura e ajuda também na hidratação ou seja hidrata o bebê. O leite anterior no início da mamada é rico em Água ( Hidratação). E o leite posterior ( ou seja no final da mamada ) é rico em Gordura , ele engorda e tam...